Anti Crise Portugal

Dicas para ultrapassar a crise

Poupar espaço

with 17 comments

Talvez não pensemos no espaço como um bem precioso (e valioso) mas, quando não temos – que é o que me acontece sempre – percebemos que faz mesmo muita falta. Poupar espaço também ajuda na crise contínua que se passa nas nossas arrecadações, armários e despensas. Não sou, de todo, especialista, tenho umas ideias e agradeço outras! Aqui seguem as minhas, algumas já em prática, outras ainda por fazer mas que sei que funcionam:

1. Dar. Dar tudo o que não é preciso, é a regra básica da poupança de espaço.

2. Pendurezas e coisélios elevatórios. Já pensaram no desperdício de espaço que são os interiores das portas dos armários e os tectos das prateleiras? Tudo isso se pode transformar em espaço de arrumação graças àquela maravilha da bricolage que são os “camarões“. Camarões espetados nos tectos das prateleiras, tudo quanto é chávena lá pendurado. Camarões nas portas dos armários e vá de pendurar tampas de panelas, utensílios de cozinha, panos, luvas, aventais, vassouras e tudo o mais que se puder pendurar. Quanto aos coisélios elevatórios, são aquelas prateleiras desdobráveis que se colocam sobre o que já está arrumado e que aumentam para o dobro o espaço de um armário estúpido que só tem uma prateleira a meio: são uns mezzanines para pratos e tupperwares e afins.

3. Caixas de plástico e os sacos do Ikea: já não vivo sem isso. Caixas duras para brinquedos, papéis, caixas de pano plástico para a roupa da outra estação, sacos para cobertores e edredons dos que têm um buraco para aspirar o ar e guardar em metade do espaço. E todas essas caixas e sacos cabem debaixo de imensos móveis, desde camas a mesas com toalhas compridas😉

4. As estantes dão para, pelo menos, duas filas de livros e às vezes três. Dá mais trabalho ir à procura, não fica tão lindinho mas arruma-se o triplo dos livros.

5. Camilhas. Parece que estão fora de moda mas, para além de bastar mudar a toalha para alterar a decoração,  são na realidade uns verdadeiros armários, entre as caixas que se arrumam na estrutura, até aos camarões que se espetam nas pernas e dão para pendurar mais meia dúzia de saquinhos.

6. Minimalismo mental. Se calhar nunca iremos usar aquela tralha toda do enxoval, arrumada há algumas décadas. Custa um bocadito livrarmo-nos da toalha, tão linda e que nunca saiu da gaveta, que a tia Joselina nos ofereceu há duzentos anos, mas hey! Não tendes uma sobrinha ainda adolescente? É passar o espólio, assim fica na família e ainda é bem capaz de durar umas gerações noutras gavetas menos cheias que as nossas. Há que saber viver apenas com as coisas que gostamos mais e largar todo esse lastro emocional que não serve para nada senão para ocupar o nosso (precioso) espaço.

E a cara leitora, como é que poupa o espaço?

Written by Catarina Campos

Outubro 1, 2010 às 11:32 am

Publicado em geral

Tagged with

17 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Eu poupo espaco tendo cuidado com as compras.

    Eu nao posso entrar num bazar (tipo chineses e lojas dos 300) que acho sempre tudo muito util, e depois nao resisto a pechinchas. De ha uns tempos para ca tenho imensa disciplina com essas tretas. Antes ter (por exemplo) uns bons oculos de sol e ter so 1 par, POUCO mas BOM e versatil, que de para usar com quase tudo.

    (na loucura compro umas t-shirts baratas que sei que so uso uma epoca)

    cgmatias

    Outubro 1, 2010 at 11:38 am

  2. A mim ensinaram-me um truque óptimo – tudo o que é caixa para ir ao frigorífico, as tapóeres como toda a gente sabe, são quadradas ou rectangulares. As redondas e ovais não se conseguem arrumar encostadinhas e ocupam muito mais espaço.

    Teresa

    Outubro 1, 2010 at 11:43 am

    • Muito bem visto, Teresa! Eu a pensar “ah que rica ideia” e a lembrar-me que 90% dos meus são redondos…

      Catarina Campos

      Outubro 1, 2010 at 11:55 am

  3. não tenho visto muitos mezzaninos para prateleiras, mas parece ser SOPIMPA, pá! não tens link para uma ilustração da coisa?… achas que se googlar “coisélios elevatórios” chego lá?😉

    (quem foi a linda menina que arrumou TÃO BEM os links ali na coluna, quem foi?)

    pal

    Outubro 1, 2010 at 11:47 am

  4. (já viste? até sei arrumar links e tudo!)

    Já fui googlar, que sabia que havia no Continente (no site encontrei o nome). É isto, coisélios elevatórios e dos que se metem encaixados nas prateleiras de cima (também tenho desses):
    http://www.metaltex.com/index.cfm?fuseaction=prodotti.lista&id_cat=4&id_scat=23&t=50

    Catarina Campos

    Outubro 1, 2010 at 11:52 am

    • Engraçado🙂 Fiz exactamente a mesmíssima coisa e, claro, fui parar ao mesmo local.
      Também aparecem nas lojas do Chinês vários modelos de prateleiras (geralmente em plástico) com utilidade semelhante.
      (Na arrumação dos links, minha boa amiga Catarina, mostrou-se verdadeiramente expert!

      Vitriólica

      Outubro 1, 2010 at 12:10 pm

      • Pois, tem é que se manter actualizada a listinha de links, a ver se vou dando conta disso!

        Catarina Campos

        Outubro 1, 2010 at 12:55 pm

    • aah, então era o que pensava, é óptimo. da maneira que descreveste já imaginava uma coisa mais xpto…🙂

      pal

      Outubro 1, 2010 at 12:10 pm

      • Isto é para poupar, melher, não é arrumação da revista Wallpaper. Mas deve haver xptoses, também.😀

        Catarina Campos

        Outubro 1, 2010 at 12:55 pm

  5. tip: na arrumação de copos, tendemos a colcá-los tds da mm forma (ou tds com a boca para cima ou tds com a boca para baixo). se os alternarmos, cabem o dobro no armário.

    Flores

    Outubro 1, 2010 at 12:40 pm

    • ò Flores, queres ser autora, não queres? queres siiiiimmmm! Manda endereço de email, que acabei de poupar um armário de copos e mais nas lentes contacto!

      Catarina Campos

      Outubro 1, 2010 at 12:54 pm

    • Eu faço isso, não com os copos, mas com as caixas do IKEA onde tenho farinha, açúcar, cereais de pequeno almoço, etc🙂

      karla

      Outubro 3, 2010 at 10:23 am

  6. entretanto lembrei-me: carrosséis para chávenas (é tipo camarões rotativos…) é óptimo! não entendo como é que o ikea ainda não tem disso.
    os que tenho agora na casa nova foram encontrados pelo meu pai numa “drogaria”/bazar…

    pal

    Outubro 3, 2010 at 10:21 pm

  7. Na parte de baixo dos armários em vez de ter tudo a monte, por vezes dá para pôr módulos de gavetas como umas que há no Ikea que são de rede metálica com gaveta igual ou gaveta de plástico. Camas com arrumação dão para guardar a roupa de inverno/verão, edredons. Aproveitar corredores ou zonas estreitas e colocar prateleiras ou armários estreitos, dão para arrumar mais do que se pensa.

    Fi

    Outubro 4, 2010 at 4:27 pm

  8. As paredes: sapateiras fininhas (Ikea, Moviflor…) a amaranhar por elas acima – em baixo os sapatos a uso, em cima os da estação contrária.
    Camarões nas portas e tectos dos armários, pois claro!
    Prateleiras a fazer de tectos falsos por cima de portas interiores (hall dos quartos, lavandaria, entrada do quarto, wc…)
    Bancos-caixa (Ikea, Aki…) de jardim na varanda

    Moura

    Novembro 5, 2010 at 1:45 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: