Anti Crise Portugal

Dicas para ultrapassar a crise

Renegociar é uma opção

with 10 comments

Acabei agora mesmo de renegociar o meu tarifário de telemóvel e achei que esta era um boa dica para deixar aqui. Com apenas quinze minutos de conversa e a possibilidade de perderem um cliente para a concorrência, apresentaram-me uma solução que me permite poupar quinze euros mensalmente durante os próximos seis meses. E daqui a seis meses, o que é que fazes? Volto a consultar os diferentes operadores e respectivos tarifários e logo se vê.

No início do ano fiz o mesmo com o operador de televisão+telefone+internet e acabei a beneficiar de uma redução de quase trinta euros na tarifa durante 12 meses. Como eles mexem nos pacotes quer a nível de preço quer a nível de oferta mais do que uma vez no ano actualmente a poupança já não é assim tão expressiva mas, quando terminar o prazo de fidelização contratado, é só repetir a análise e escolher a que mais nos convém novamente (e provavelmente nem sequer é necessário mudar de operadora).

É tudo uma questão de estarmos atentos, de falar com as prestadoras de serviços e de usarmos o seu marketing e o das suas concorrentes a nosso favor pelo menos uma vez que seja. O que importa é que ao fazermos o telefonema tenhamos na mão informação que justifique o nosso pedido de reavaliação e não desistir.

Até nos bancos (como falaram muito bem num comentário ao post anterior) podemos renegociar as condições das nossas contas, e, por experiência própria, nos dias que correm é-nos mais benéfico ter um bom gestor de conta que antiguidade em qualquer banco.

Written by Sandra Costa

Outubro 20, 2010 às 12:11 pm

10 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Amén!

    No caso dos fornecedores de tv+telefone fixo+net é possível ir um pouco mais longe: se houver forte concorrência na vossa área de residência e surgir uma promoção fantástica para “primeiros clientes” apenas e seja no operador que já usam, poderão cancelar o contrato que têm agora (caso já se tenha cumprido a tal cláusula de fidelidade, claro) e fazer um novo em nome de outra pessoa (o/a esposo/a por ex) – desde que esta nunca tenha sido antes cliente dessa operadora, claro.
    (Não, não fui eu que me lembrei desta, foi mesmo uma agente deste tipo de serviços que sugeriu isto a uma colega minha! :-D)

    sandrabnoronha

    Outubro 20, 2010 at 12:17 pm

  2. Sandra nem sequer é preciso isso!

    A campanha que a minha operadora lançou no início do ano era só para novos clientes, mas eu fui falando com os operadores do apoio ao cliente, com os responsáveis dos operadores e com os responsáveis dos responsáveis, e no fim, disse que ia cancelar tudo uma vez que eles tratavam pior os clientes de anos que os potenciais clientes e que na concorrência tinha ofertas ainda mais atractivas (que o eram de facto).

    Cheguei efectivamente a enviar o fax a cancelar o serviço, mas assim que o receberam contactaram-me a propor as mesmas condições que faziam aos novos clientes.

    Por isso, nem sequer é necessário mudar a pessoa que detém o contrato, basta não desistir 🙂

    Sandra Costa

    Outubro 20, 2010 at 12:23 pm

  3. Fiz o mesmo com seguros e tvcabo. Resultou

    Rita

    Outubro 20, 2010 at 12:27 pm

    • Sim, os seguros é outro belo exemplo. Mudei de seguradora e poupei mais de 100 euros por ano com o seguro do carro e fiquei com uma cobertura ainda maior!

      sandrabnoronha

      Outubro 20, 2010 at 12:29 pm

  4. Os seguros! Bem me parecia que me estava a esquecer de referir outro serviço específico!

    Sandra Costa

    Outubro 20, 2010 at 12:29 pm

  5. […] entre o Economia & Finanças e esta lógica anticrise? Por exemplo, compare-se este “Renegociar é uma opção” com o “Zon, Optimus Clix, Meo*: qual o mais barato?” ou ainda o “Zon, […]

  6. É realmente possível conseguir-se melhores soluções e mais baratas.
    No meu caso ao renegociar com a Zon Tv cabo o contrato encontrei uma solução em que o preço praticamente manteve-se em relação ao que pagava antes mas com a inclusão de três canais dos mais caros (sportv).

    Aproveito e deixo o email: finpessoais@gmail.com

    Aconselhamento de gestão das finanças pessoais.

    Pedro Matos

    Outubro 21, 2010 at 10:32 am

  7. Eu faço o mesmo com a minha operadora de tlm.

    estou a precisar de fazer isso com a tv+ internet… acho q estou a pagar demasiado…:P

    amores perfeitos

    Outubro 22, 2010 at 11:19 am

  8. renegociei o seguro do carro, poupei 38% pela mesma cobertura. vou renegociar amanha a tv cabo. mesmo sem outros operadores na minha zona, um bluff funciona sempre. as companhias preferem manter antigos clientes a arranjar novos, e pressão da nossa parte só ajuda a ter preços mais justos. bem basta levar com toda a publicidade num serviço que se paga….

    Tom

    Agosto 31, 2011 at 9:33 pm


Deixe um comentário